
A produção de linguiças começou mais de dois mil anos atrás, e ainda é uma industria crescente.Enquanto algumas de suas práticas básicas são quase tão antigas como no inicio, a industrialização segue em desenvolvimento constante.
Linguiça tem sido um item importante na dieta do homem durante vinte séculos. Os primeiros indicios mencionando este tipo de alimento de carne é achando em um jogo grego chamado "O Orya" ou " A Linguiça" criado aproximadamente 500 A.C. Depois disso a palavra linguiça acontece com frequencia em escritas gretas. Também foi uma comida predileta dos romanos, ficando tão popular em ocasiões festivas, chegando as ser proibida pela igreja.
A palvra "Linguiça" é derivada do latin -salsus-, significando salgada. O termo provavelmente foi aplicado originalmente para carne curada ou salgada. Outrora as pessoas nao tiveram refrigeração para preservar a carne. Assim a linguiça era um modo de superar este problema.
Os embutidos Surgiram da necessidade de conservar a carne. O sal era utilizado para desidratar e conservar a carne. O proncípio permanece o mesmo, mas hoje, graças aos avanços tecnológicos , o sal pode ser utilizado em menor quantidade, possibilitando variações de sabores.
Aqui no Brasil os embutidos costumam ser chamados, genericamente , de frios. Mas para os especialistas essa designação é equivocada. Os embutidos sao produtos processados, ensacados por maquinas automáticas ou manuais. Os frios são pedaços de carne inteira que não passam por processos de embutir. São por exemplo, o presunto, tipo parma, a copa e o pastrami, que são pedaços inteiro de carne.
Fraco, mas pra um fórum de dez anos atrás... Me traz alegria de saber que ainda existem coisas assim vivas
ResponderExcluir