sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Famosa Linguiça Blumenal


Lingüiça Blumenal Receita


7 ½ quilos de paleta de porco
Dois quilos e meio de toucinho,
280 gramas de sal,
70 gramas de sal de cura,
10 gramas de açúcar
10 gramas de glutamato
20 gramas de pimenta preta moída
10 gramas de pasta de alho.

Primeiro moe a paleta e toucinho juntos. O próximo
passo é adicionar os temperos à carne moída. Serviço
que também pode ser feito à mão. dica: a pasta de alho
deve ser diluída num copo d’água, para se misturar bem
com a carne. Agora coloque a massa na embutideira. As
tripas para linguiça Blumenau podem ser de porco ou de
boi.
pode se encontrar para compra o produto já pronto.


Quais são os cuidados que se deve ter???

Tradicionalmente a linguiça Blumenau tem o formato de
uma ferradura. Cada uma com cerca de 30 centímetros.

O passo seguinte é amarrar a linguiça. Aperta um
pouquinho, dá um nó e assim vai. Depois de embutido, o
produto descansa num varal por meia hora. Daqui a
pouco, começa a fase final da fabricação. O principal
macete para fazer uma boa linguiça Blumenau está no
processo de defumação. A temperatura não pode ser muito
elevada e a fumaça deve sair bem de leve. Carvão não
serve para este serviço. A madeira, ou serragem também
não pode ter nenhum resto de resina ou verniz. costuma
-se utilizar eucalipto.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Lingüiça Nelore

Matéria-Prima
Carne bovina (acém): 600g
Toucinho: 400g
Aditivos e condimentos por Kg de massa: sal: 18,5g, cura: 2,0g, harmonix-F: 6,0g, pimenta-do-reino: 2,0g, alho: 0,5g e louro.
Processo de Fabricação
Retirar o excesso de tecido gorduroso e as partes sanguinolentas da carne bovina. Moer em disco de 5mm Retirar a pele e as partes sanguinolentas do toucinho. Moer em disco de 10mm Macerar ou moer finamente os condimentos. Misturar a carne, o toucinho, os sais e os condimentos, e deixar sob refrigeração por uma noite. Embutir em tripa bovina de menor calibre. Defumar a 68 graus celsius por 60min. e resfriar em temperatura ambiente. Conservar sob refrigeração.

quarta-feira, 2 de junho de 2010


Linguiça com ervas
Ingredientes:
3 Peças grande de pernil
Tripas de porco
15 gramas de sal de cura
1 pitada de açúcar
20 gramas de conservante
1 copo de água
Condimento feito a base de noz moscada e alho
Pimenta calabresa seca
Orégano
Erva-doce
Sal
Modo d preparo:
Primeiro passo é limpar bem a carne fresca, mas tirar apenas um pouco da gordura para ela não ficar muito seca.
Depois triture o pernil. Então coloque a pimenta calabresa seca, o orégano , a erva-doce, o sal, o condimento feito a base de noz moscada e o alho , o sal de cura para fixar o gosto, o açúcar e o conservante.
Misture bem o tempero e adicione a água, que vai deixar a massa mole e facilitar a entrada da carne nas tripas de porco. Embuta a massa nas tripas, Depois divida a linguiça em gomos.

domingo, 30 de maio de 2010

Dicas Para um Bom Churrasco!

Dicas Para o Seu Churrasco

Um dos momentos mais esperados do churrasco é quando a Linguiça Toscana sai da grelha, pronta para ser fatiada ou para montar um sanduíche delicioso com pão francês e vinagrete. Mas ela não é só uma exclusividade do seu final de semana, pode também fazer parte do seu dia a dia. Preparada com carnes nobres suínas, de altíssima qualidade, o seu sabor é único e muito suculento. Somado ao seu tempero equilibrado, fica perfeito no preparo de diversas receitas, das mais básicas às mais originais.



Outras Dicas Maravilhosas pra você.


  • O corte da carne deve ser contrário ao sentido das fibras. Atendendo a esta recomendação, você obterá sempre uma carne macia e saborosa.

  • Passe o sal grosso pelos bifes a seu gosto e mantenha a carne em repouso por aproximadamente 5 minutos.

  • Use grelhas feitas com canaletas, levemente inclinadas, que escorrem o excesso de gordura para longe do braseiro, evitando labaredas que prejudiquem o preparo da carne.

  • Somente após o braseiro formado é que as carnes devem ser colocadas na grelha, que deverá estar posicionada a 30 centímetros, aproximadamente, do braseiro.

  • Há cortes recomendados para assar (maminha, fraldinha, costela). Fraldinha e maminha devem ficar a aproximadamente 60 cm do braseiro. Costelas a 90 cm.

  • Quando a carne atingir o estágio desejado (mal passada, ao ponto ou bem passada) bata levemente e por diversas vezes o dorso da faca no bife, evitando o excesso de sal.

  • Sirva o seu churrasco em fatias finas, com o acompanhamento que desejar

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fazer Linguiça em casa.



Receita para fazer uma ótima linguiça caseira.





Ingredientes
• 02 KG DE CARNE DE PORCO (LOMBO E PERNIL)
• 01 KG DE TOUCINHO DE PORCO
• 01 COLHER (SOPA) DE SAL
• 05 DENTES DE ALHO AMASSADOS
• 01 COLHER (CHÁ) DE PIMENTA-DO-REINO
• 01 COLHER (CHÁ) DE MOLHO DE PIMENTA
• TRIPAS SECAS DE PORCO
• 02 COLHERES (SOPA) DE VINAGRE
• 02 LITROS DE ÁGUA




Modo de Preparo
Coloque a água e o vinagre em uma tigela e deixe as tripas de molho por 30 minutos. Retire e lave-as em água corrente, por dentro e por fora, colocando a abertura da tripa no bico de uma torneira. Pendure e deixe escorrer. Corte a carne e o toucinho em pedaços pequenos, tempere com sal, pimenta, alho e cheiro-verde, misture bem. Deixe repousar por 06 horas, mexendo de vez em quando para ficar bem temperada. Encha as tripas com a mistura de carne e toucinho com funil próprio e faça alguns furinhos para soltar líquido e ar. Pendure em local longe de moscas por duas ou três horas. Conserve no refrigerador por dois dias ou no freezer por até dois meses.

Historia Dos Embutidos.



A produção de linguiças começou mais de dois mil anos atrás, e ainda é uma industria crescente.Enquanto algumas de suas práticas básicas são quase tão antigas como no inicio, a industrialização segue em desenvolvimento constante.




Linguiça tem sido um item importante na dieta do homem durante vinte séculos. Os primeiros indicios mencionando este tipo de alimento de carne é achando em um jogo grego chamado "O Orya" ou " A Linguiça" criado aproximadamente 500 A.C. Depois disso a palavra linguiça acontece com frequencia em escritas gretas. Também foi uma comida predileta dos romanos, ficando tão popular em ocasiões festivas, chegando as ser proibida pela igreja.




A palvra "Linguiça" é derivada do latin -salsus-, significando salgada. O termo provavelmente foi aplicado originalmente para carne curada ou salgada. Outrora as pessoas nao tiveram refrigeração para preservar a carne. Assim a linguiça era um modo de superar este problema.






Os embutidos Surgiram da necessidade de conservar a carne. O sal era utilizado para desidratar e conservar a carne. O proncípio permanece o mesmo, mas hoje, graças aos avanços tecnológicos , o sal pode ser utilizado em menor quantidade, possibilitando variações de sabores.




Aqui no Brasil os embutidos costumam ser chamados, genericamente , de frios. Mas para os especialistas essa designação é equivocada. Os embutidos sao produtos processados, ensacados por maquinas automáticas ou manuais. Os frios são pedaços de carne inteira que não passam por processos de embutir. São por exemplo, o presunto, tipo parma, a copa e o pastrami, que são pedaços inteiro de carne.